10 Dicas para cuidar bem do seu PET

Posted on

1)  Para adquirir um pet e sendo o primeiro é preciso pensar bem e analisar alguns pontos. Lembre-se que ele não é um brinquedo, e você terá que cuidar bem dele, além de dar muito carinho e atenção. Decida junto com seus familiares que convivem no mesmo ambiente, se há acordo e condições financeiras para alimentação e cuidados com a saúde, vacinas e prevenção de doenças do seu pet. Ao viajar, veja sempre alguém de confiança que posso cuidar do seu pet.

2)  Se possível, dê preferência para adoção de animais em abrigos, existem lugares que possa ter aquele animalzinho que irá te encantar.

3) Se informe sobre as características e necessidades da espécie que escolheu. Dessa forma você fica mais preparado para cuidar do seu novo amigo.

4) Mantenha seu pet dentro de sua propriedade, isso é, dentro de casa ou no quintal. Nunca deixe-o solto na rua, principalmente os cachorros assim será evitados acidentes ou atropelamentos, tanto com o pet ou eventual tentativa de socorro.

5) A saúde física do seu animal é importante.  Solicite frequentemente visita de um veterinário de confiança.

6) Zele também pela saúde psicológica do seu pet. Ela é tão importante quanto a saúde física. Dê a ele carinho e atenção.

7) Eduque seu novo amigo, se informe com dicas simples sobre como fazer isso. Se for necessário, procure um adestrador de sua confiança.

8 ) Recolha as sujeiras e dejetos e jogue-as em local adequado.

9) Para maior segurança, identifique seu novo amigo com uma plaqueta e registre-o no Centro de Zoonoses ou em órgão similar.

10) Veja com cuidado a questão de castração de fêmeas e machos.